Cada rótulo do Crudo é parte de uma tela única e exclusiva,
pintada manualmente por Pablo Onzi Perini (p o p).
Imprima sua tela e colabore com mais de 230 crianças e adolescentes carentes.
Descubra o Crudo em: https://crudovinhos.wixsite.com/crudo
Uva: Trebbiano 100%
Produção: 2000 garrafas enumeradas
Terroir: uva proveniente da região de Cotiporã – Serra Gaúcha. A paisagem é caracterizada por relevos íngremes com declives fortes, com um média de 400 metros. De solo argilo-arenoso, o clima da região é caracterizado por excesso hídrico em todas as estações do ano, sendo a média de precipitação anual próxima a 1.600mm. As temperaturas de inverno caem abaixo de zero e há ocorrência de geadas e, eventualmente, neve. No verão as temperaturas são altas havendo um gradiente de 10ºC entre a máxima e a mínima.
Viticultura: vinhedos antigos (mais de 30 anos). Densidade de plantio de 3.500 plantas por hectare. Produção por hectare de 7 toneladas. Colheita manual. O sistema de condução é a tradicional latada aberta.
Vinificação vinho base: os cachos da variedade Trebbiano são selecionados manualmente, desengaçados, e em seguida fermentados sobre suas cascas por dez dias com maceração em tanques rotativos a 18°C. Posteriormente, faz-se battonage para que através da agitação das borras finas se reforcem suas características ganhando volume e complexidade, além de prolongar seu potencial de guarda. O vinho tem fermentação malolática realizada de forma completa e não passa por filtração.
Teor alcoólico: 11%
PH: 3,47
Açúcar residual: 1g/L
SO2 livre: 8,80mg/L
SO2 total: 55mg/L
Aspecto visual: coloração amarelo palha de intensidade média com reflexos esverdeados e turbidez pela ausência de filtragem.
Aspecto olfativo: aromas ricos, de ampla paleta. Chá verde, erva cidreira, casca de abacaxi, ameixa amarela, lima e maçã-verde.
Aspecto gustativo: em boca, no primeiro ataque remete a um leve dulçor seguido de frescor intenso. Possui boa cremosidade e volume, com um final sutilmente secante associado a certa picância que instiga ao próximo gole.
Harmonização: frutos secos, castanhas e nozes, queijos e embutidos de cura média. Peixes e carnes brancas marinados ou com temperos a base de ervas. Massas recheadas com queijos e vegetais e molhos a base de manteiga ou branco. Comida árabe, cevices, tartars, carpaccios, etc.
*Obs: devido ao potencial de guarda e ao fato de não ser filtrado suas características sensoriais estão em constante evolução.
Seja o primeiro a avaliar !